quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Seguidores em: Ensinando o padre a rezar missa - Geração Eleita

 O Cristocêntrico - O hino de louvor (Glória), assim como o canto de perdão (ato penitencial), o salmo responsorial, o Credo, Santo, Pai Nosso e o Cordeiro de Deus, deve conter a letra tradicional prevista no Missal ou na CNBB. Pode ser adaptado, mas não pode ser substituído por outro com letra diferente. Durante a consagração do pão e do vinho, não deve haver fundo musical, ainda que suave ou um som instrumental. Também estão proibidos cantos eucarísticos após a consagração.

Pão Nosso - Somente os cantos de entrada, de aclamação ao Evangelho, de preparação das ofertas, de comunhão, de ação de graças e de final podem ser substituídos por outros com letra diferente. 

O senso comum chama ofertório, mas o verdadeiro ofertório da Missa só acontece depois da Consagração. Esse momento inicial da Liturgia Eucarística é de preparação das ofertas, não de ofertório, como se dizia antigamente.

Se Liga Católico - Orações como a oração do dia (a coleta), a oração sobre as oferendas, a Oração Eucarística (exceto as respostas), a oração depois da comunhão, a doxologia final da Oração Eucarística (Por Cristo, com Cristo, em Cristo...), o embolismo após o Pai-Nosso (Livrai-nos de todos os males, ó Pai...) e a oração da paz (Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos...) devem ser ditas apenas pelo sacerdote, e não pelo povo.

A12 - Os ministros extraordinários da comunhão Eucarística só podem ser usados se não houver padre ou diácono, se este estiver impedido por doença, idade avançada ou algum motivo sério ou se houver um número maior de fiéis que o esperado para aquela missa. Se forem usados ministros, eles não podem comungar por conta própria, como acontece com o self service nos restaurantes - o padre deve administrar a comunhão a eles. 

O senso comum chama ministro da Eucaristia, mas os leigos que auxiliam o sacerdote na distribuição da comunhão são ministros extraordinários da comunhão Eucarística. Ministro da Eucaristia é somente o sacerdote e nunca um leigo.

Céci Portugal - Os padres e a equipe de liturgia não devem adicionar, retirar ou alterar nada do que está previsto no Missal Romano para a celebração da missa. Isso invalida o Sacramento.

LinaLuz Oficial - A homilia só deve ser feita pelo padre ou diácono. Leigos devem fazer uma reflexão da Palavra. Quando celebra na igreja, o padre não pode usar apenas túnica e estola. Ele também deve usar a casula.

Padre Roger Luis - Os recipientes para a hóstia e o vinho consagrado devem ser feitos de ouro ou outro material nobre, mas dourado por dentro. Não se deve usar material quebrável, como vinho ou cristal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda Matéria - período composto por coordenação

 As orações coordenadas são orações independentes, ou seja, não há relação sintática entre elas. Elas são classificadas em dois tipos: oraçõ...