Filmes de drama, aventura, romance, suspense, terror, ficção científica, faroeste, animações, clássicos do cinema e até mesmo musicais. Exibindo o melhor do cinema na TV, com um acervo repleto de sucessos de bilheteria, clássicos do cinema mundial, e ainda com alta qualidade de som e imagem. A rede TELECINE conta com um “cardápio” recheado de filmes abrangendo todos os gêneros que certamente agradará a cada telespectador que esteja procurando uma boa diversão em um bom sofá.
A história
Com programação dedicada exclusivamente à exibição de longas-metragens e especiais ligados ao mundo do cinema, o TELECINE foi lançado no dia 11 de novembro de 1991 pela programadora de televisão por assinatura Globosat. Inicialmente, o canal era 100% pertencente à operadora, até que, em 1994, quatro estúdios americanos (Paramount, MGM, Universal e FOX) entraram em sociedade com uma joint-venture, garantindo exclusividade na estreia das produções por eles distribuídas. Atualmente, o canal também detém a exclusividade de estrear na televisão brasileira as produções da Disney e dos estúdios de animação DreamWorks.

No dia 10 de outubro de 1997, o TELECINE virou uma rede, sendo dividido em cinco diferentes canais segmentados por gêneros de filmes: Telecine 1, principais lançamentos do cinema; Telecine 2, filmes de ação, policial, suspense e terror; Telecine 3, dramas, romances, musicais e o programa Por Falar em Cinema; Telecine 4, comédias, aventuras e filmes infantis; e Telecine 5, produções que marcaram época e filmes clássicos e o programa Cinema com Rubens Ewald Filho. Cada um dos novos canais era dedicado a uma série de gêneros cinematográficos específicos, fórmula que é seguida até os dias de hoje. Além disso, o modo de exibição também foi expandido: filmes sem intervalo ou com “pausa para pipoca”, com som original ou dublado em português. Inicialmente, a segmentação ocorreu para concorrer com o novo canal da HBO, o HBO 2.

Em outubro de 2000, a rede TELECINE passou por uma reformulação visual: os números que denominavam os canais foram substituídos por nomes (Telecine Premium, Action, Emotion, Happy e Classic) que receberam novas marcas e vinhetas para identificar suas programações. Ao completar sua primeira década de vida, a rede TELECINE já atingia a marca de 1.4 milhões de assinantes. Em outubro de 2004, houve uma nova mudança de visual. Os logotipos e vinhetas dos canais foram modernizados; e o Telecine Happy passou a se chamar Telecine Pipoca, apresentando os filmes em destaque nos demais canais com 24 horas de diferença em versão dublada em português. Os canais também ganharam novas cores em sua identificação visual: assim, o logotipo do Telecine Premium passou a ser azul; o do Telecine Action, vermelho; o do Telecine Emotion, verde; o do Telecine Pipoca laranja; e o do Telecine Classic, preta. No ano seguinte, foi a vez do Telecine Classic mudar seu nome para Telecine Cult. O canal manteve seu excelente acervo de clássicos do cinema americano, mas passou também a veicular filmes cultuados mundo afora, produções alternativas, clássicos 'cult', títulos dos quatro cantos do mundo e muito mais. Daí o nome, uma espécie de Telecine Cultural. A medida foi aceita por um tempo. O canal Telecine Emotion passou a se chamar Telecine Light em no dia 1 de junho de 2007 exibindo apenas filmes mais “leves”, como romances, comédias e infantis. A medida foi tomada atendendo a reclamações de telespectadores, que reclamavam que sua vida, as novelas e os noticiários já eram dramáticos, eles associavam o termo Emotion a dramas, a filmes 'pesados' e queriam um canal de filmes 'leves', para relaxar após um dia tenso. Estas mudanças foram feitas para facilitar a memorização do gênero de filmes que são exibidos em cada canal. Desde 2008, a rede possui um programa de atualidade e entretenimento chamado Moviebox, apresentado por Daniel de Oliveira, com reportagens e entrevistas, sempre às segundas e quintas-feiras às 20:00 no Telecine Premium e no Megapix, com reprise nos demais canais. A atração conta aos assinantes as últimas notícias da indústria cinematográfica. Neste mesmo ano, foi lançado o TELECINE PRODUCTIONS!, selo que garante a co-produção e a divulgação de títulos em parceria com grandes produtoras e distribuidoras brasileiras, estimulando a criação de novos filmes e garantindo sua exibição com exclusividade nos canais da rede. No mês de abril de 2009, a rede se tornou a primeira no país a lançar um canal de filmes 100% em alta definição: o TELECINE HD.

A partir do dia 22 de outubro de 2010, a rede TELECINE renovou mais uma vez o visual de todos os canais (exceto o canal Telecine Cult), mudando o nome do canal Telecine HD para Telecine Premium HD, o canal Telecine Light para Telecine Touch, e lançando um novo canal chamado Telecine Fun. Essas modificações foram feitas para acompanhar as melhorias técnicas, como os conteúdos em alta definição e o seu novo reposicionamento estratégico de segmentação de audiência. Poucos dias depois a rede colocou no ar mais dois canais em alta definição. Em 2012, com o Telecine Cult também oferecendo a versão HD, a rede passou a ter todos os seus canais em alta definição. Ainda em 2012, a rede lançou duas grandes novidades: TELECINE PLAY (mais de 1.500 filmes da programação da rede para assistir online, quando e onde quiser) e TELECINE ON DEMAND (serviço de locação para assinantes dos canais em alta definição, onde estão disponíveis os mais novos sucessos do cinema, tudo sem sair de casa, para assistir quando e como quiser).

Os canais
A rede TELECINE conta atualmente com seis canais de filmes divididos por gêneros:
Telecine Premium
Este canal exibe as estreias e os filmes mais recentes da rede (de todos os gêneros), como os maiores sucessos e os mais recentes blockbusters, além de filmes inéditos na televisão brasileira. Também exibe o programa Cineview, uma revista eletrônica com as notícias mais quentes do mundo do cinema, incluindo entrevistas exclusivas, making-off das grandes produções, pré-estreias internacionais, rankings de bilheterias do Brasil e dos Estados Unidos, novidades de Hollywood, as estreias nas salas brasileiras, entre outras atrações. O canal conta com uma versão em alta definição (Telecine Premium HD), trazendo a melhor qualidade de som e imagem, com som Dolby Digital 5.1, no formato 16:9, em som original e legendados em português.
Telecine Action
Este canal é dedicado exclusivamente a exibição de filmes de ação, aventura, suspense, policial, ficção científica, terror, guerra, western e erótico.
Telecine Touch
O canal é dedicado a exibição de filmes de romance, drama, biografias e documentários, além de musicais. Exibe também filmes independentes e internacionais na sessão Cinemundi, que mostra produções fora do âmbito de Hollywood. É o retorno do Telecine Emotion, que em 2007 deu lugar ao Light.
Telecine Fun
Lançado oficialmente no dia 22 de outubro de 2010, sua programação exibe grandes animações, comédias, comédias românticas, filmes infantis e muita diversão para toda família em versão dublada. É a nova versão do antigo Telecine Happy, que em 2004 foi substituído pelo Pipoca.
Telecine Pipoca
É o canal de filmes dublados da rede, de todos os gêneros (exceto eróticos). Exibe os principais filmes; ganhadores do Globo de Ouro, Oscar e outros prêmios. Diferente dos outros canais da rede, não exibe seus filmes legendados, e sim dublados.
Telecine Cult
Este canal exibe exclusivamente filmes independentes, filmes temáticos, filmes de arte e filmes raros com produções europeias, asiáticas e latino-americanas. Exibia somente produções antigas, mas em fevereiro de 2006 foi reformulado e seu acervo foi consideravelmente ampliado.
A evolução visual
A identidade corporativa do TELECINE passou por acentuadas remodelações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu em 1994, quando o logotipo ganhou uma tela de TV estilizada. O atual logotipo foi adotado em 1997.
Já as identidades visuais dos canais da rede TELECINE passaram por várias alterações ao longo dos anos. Além de novos logotipos, os nomes dos canais também foram mudados.
No mês de outubro de 2010 a rede apresentou as novas identidades visuais de seus canais, que deram mais coerência entre os logotipos (cujo nome TELECINE foi abreviado para TC) e as chamadas dos filmes e indicações de intervalo. Além disso, cada canal ganhou vinhetas próprias de acordo com o foco de filmes de cada um.
A última alteração nas identidades visuais dos canais da rede ocorreu em 2015. Os logotipos foram modernizados e simplificados, para valorizar ainda mais o conteúdo disponibilizado em várias plataformas, reforçando o conceito de que o assinante pode escolher onde e como quer assistir filmes, seja na TV, tablet, computador e smartphone.
Os slogans
O melhor do cinema chega primeiro aqui.
Onde tem cinema, tem Telecine. (nas propagandas)
Isto é cinema, isto é liderança.
Os maiores sucessos do cinema em 6 canais divididos por gêneros.
Seu momento cinema.
Se você ainda não tem um pacote com os canais Telecine, ligue já para sua operadora. (usado nas vinhetas e chamadas)
Mais que uma locadora em casa, são mais de 1000 filmes por mês, entre eles 100 estreias.
Todo mundo assiste Telecine, menos a Luiza, que está no Canadá. (usado em 2012, após um meme que fez sucesso e viralizou nas redes sociais, a partir de março, foi revelado que ela não se chamava Luiza, e sim Patrícia)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 11 de novembro de 1991
● Criador: Globosat
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: Organizações Globo
● Capital aberto: Não
● Presidente: Alberto Pecegueiro (Globosat)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: + 6 milhões
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Comunicação e entretenimento
● Principais produtos: Canais de televisão à cabo
● Slogan: Rede Telecine, o melhor do cinema chega primeiro aqui.
A marca no Brasil
Com seis canais segmentados por gênero de filmes e um acervo superior a mais de 1.000 filmes e 100 estreias por mês, a rede TELECINE é uma das líderes de audiência no segmento de TV por assinatura no Brasil, distribuindo sua programação para mais de 6 milhões de assinantes. Além disso, a rede oferece as versões em alta definição de todos os seus canais. Atualmente, o acervo da rede conta com mais de 2.600 filmes.
Você sabia?
● 70% dos filmes inéditos chegam aos canais da rede TELECINE em menos de um ano após estrearem no cinema.
● 85% das maiores bilheterias no Brasil estão no TELECINE.
● Nos últimos cinco anos o filme mais assistido na TV por assinatura foi do TELECINE.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é, Veja, Época Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário